Estou com uma dor no lado esquerdo da costas, devido ao excesso de peso, nos exercícios da academia. Fui ao médico, que receitou diclofenaco sádico, mas ainda sinto um incômodo na região. Que especialista devo procurar?

Estou com uma dor no lado esquerdo da costas, devido ao excesso de peso, nos exercícios da academia. Fui ao médico, que receitou diclofenaco sádico, mas ainda sinto um incômodo na região. Que especialista devo procurar? (David Lacerda, Rio Comprido)

Suas queixas de dor na coluna provavelmente são decorrentes do esforço da musculatura. Sugiro que você procure a uma clínica de reumatologia e ortopedia, para uma análise do seu caso, através da sua história, exame físico e exames por imagem radiológica. Estabelecido o diagnóstico,  o tratamento poderá contar com medicamentos, acupuntura, hidroterapia e mesmo outras medidas que estejam indicadas para o seu caso. É importante ressaltar que a idéia de ter que conviver com dores na coluna vertebral é ultrapassada. Você pode ficar muito bem, desde que devidamente medicado.

Sergio Rosenfeld, Reumatologista do Creb – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo