Desejo saber se a artrose na articulação do joelho se manifesta com dor e aumentando de volume ao redor do joelho. O que devo fazer? Há tratamento?

Desejo saber se a artrose na articulação do joelho  se manifesta com dor e aumentando de volume ao redor do joelho. O que devo fazer? Há tratamento? (Renata Lia – Tijuca)

A artrose é um processo degenerativo, que pode causar com dor, creptação (estalos), edema e  incapacidade de movimentar o joelho. Freqüentemente, a pessoa tem dificuldade em iniciar o movimento, melhorando, no entanto, com a própria movimentação, “ao esquentar a articulação”. Atualmente, há tratamento para artrose, que deverá ser individualizado e constar de medicação, hidroterapia, acupuntura, eletroterapia e exercícios apropriados. Sugiro que procure a sua clínica de reumatologia e ortopedia, para um correto diagnóstico e início do tratamento, que geralmente apresenta excelentes resultados. Lembro também que atualmente já há disponível medicamentos que atuam impedindo a progressão da artrose e que podem fazer parte do seu tratamento.

Eduardo Sadigurschi – Reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e da Sociedade Brasileira de Reumatologia