CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Dores de inverno: previna-se

 

As estatísticas apontam que as clínicas de reumatologia e ortopedia têm uma demanda até 20% maior de pacientes que reclamam de dores no inverno. São dores no pescoço, na perna, no joelho, na coluna… e o motivo é o frio. “No inverno, com o frio intenso, as pessoas ficam mais retraídas e contraídas. Isso acaba gerando uma tensão muscular que pode significar dor”, explica o reumatologista e fisiatra do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -, Dr  Eduardo Sadigurschi.

Para evitar maiores problemas, o médico do CREB orienta as pessoas a se alongarem mais durante o inverno. Segundo ele, o alongamento ativa a circulação e diminui o frio. “Também podemos fazer movimentos fáceis durante o nosso dia a dia, como por exemplo aquecer as mãos. Basta vira a palma da mão para cima e massageá-la lenta e firmemente com o polegar da outra mão”, ensina ele.

Outra dica é com o sono. Além de devidamente aquecido com cobertores, a pessoa deve se preocupar com a posição ao dormir. “No frio a tendência é permanecer um maior tempo na mesma posição. O ideal é dormir de lado, com um travesseiro entre as pernas, outro entre os braços e com a coluna reta. O travesseiro deve se encaixar na altura do ombro. Dormir com conforto e adequadamente é fundamental para a saúde da nossa coluna”, avisa ele.

O Dr. Eduardo lembra que muitas vezes as pessoas não dão a devida atenção a pequenas dores do dia a dia e acabam por adquirir um problema maior, que irá demandar mais tempo e esforço para o tratamento. “As dores de fato aumentam no inverno e sempre indicam que alguma coisa não está correta. Não se pode deixar isso de lado. Se a pessoa está sentindo dores regulares, deve procurar um especialista para avaliar seu quadro e tomar as medidas necessárias. Assim, evita-se um problema mais sério e mantemos a nossa qualidade de vida”, finaliza ele.