Com a chegada do inverno, é comum as pessoas sentirem mais dores no corpo. Embora não haja uma relação direta entre o frio e as dores, a verdade é que as estatísticas apontam que as clínicas de reumatologia e ortopedia registram um aumento de até 20% no número de consultas nessa época do ano. As dores mais comuns incluem dor no joelho, coluna, pernas e pescoço, principalmente em pacientes que já sofrem de doenças reumáticas, como a artrose.
No frio, as pessoas tendem a ficar mais retraídas, o que pode aumentar a tensão muscular e contribuir para o surgimento de dores. Além disso, muitas pessoas deixam de praticar atividade física no inverno, o que pode agravar ainda mais as dores.
De acordo com o reumatologista e fisiatra do CREB - Clínica de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, Eduardo Sadigurschi, pacientes com artrose, artrite e outras doenças reumáticas costumam sofrer mais no frio e as principais doenças reumáticas que costumam ser afetadas pelo frio são a artrose, esclerose sistêmica e o lúpus eritematoso sistêmico.
Para evitar as dores no frio, é importante andar bem agasalhado e manter a atividade física, desde que realizada com cuidado e aquecimento prévio. Ao menor sinal de dor, é importante consultar um médico para um diagnóstico e tratamento adequados.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: