CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

É possível tratar a osteoporose e prevenir refraturas

 

A osteoporose afeta 9 milhões de americanos, sendo 7 milhões de mulheres e 2 milhões de homens. Há há 48 milhões de americanos com suspeita de terem osteopenia. Estima-se que aos 50 anos há um risco de fratura em uma a cada duas mulheres e um a cada...

A osteoporose afeta 9 milhões de americanos, sendo 7 milhões de mulheres e 2 milhões de homens. Há há 48 milhões de americanos com suspeita de terem osteopenia. Estima-se que aos 50 anos há um risco de fratura em uma a cada duas mulheres e um a cada cinco homens. Portanto, estamos falando de 53 milhões de americanos com risco de fraturas por osteoporose ou osteopenia.

Anualmente ocorrem duas milhões de fraturas osteoporóticas nos Estados Unidos. Desse total, 27% são fraturas nas vertebras, 19% nos punhos, 14% nos quadris/fêmur, 7% na pelve e 33% em outros ossos. A mortalidade de fratura de quadril/fêmur chega a 20%. Outros 20% precisam de cuidados especiais por longo período de tempo e outros e 60% perdem a capacidade de voltar a ter o mesmo nível de qualidade de vida que tinham anteriormente devido a essa fratura.

É sabido que quem sofreu uma fratura por trauma mínimo tem cerca de 60 % de chance de ter uma outra fratura. Temos no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -um programa de prevenção de fraturas, de reconhecimento internacional, com o qual, com nossos protocolos, conseguimos evitar um alto percentual de refraturas. É possível tratar a osteoporose e prevenir refraturas.