A Síndrome do túnel do carpo é uma condição resultante da compressão e irritação do nervo mediano no pulso e as principais causas estão relacionadas a traumas repetitivos no trabalho
"Os principais indícios dessa doença são dor, formigamento, dormência e fraqueza nos dedos e polegares. Por este motivo profissionais que atuam como operadores de caixa em supermercados e aqueles que passam o dia digitando, por exemplo, são suscetíveis a desenvolver essa síndrome. No entanto, existem fatores predisponentes, como obesidade, gravidez, artrite, diabetes e hipotireoidismo", explica a Dra. Renata Rosenfeld, especialista em Ortopedia do CREB - Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.
A Dra. Renata destaca que os pacientes afetados por essa síndrome também podem sentir dores no braço e no ombro, além de experimentar a sensação de inchaço nos dedos. "A capacidade de segurar objetos pode ser comprometida, tornando-se uma tarefa difícil de ser realizada. Em alguns casos, até mesmo a coordenação motora pode ser afetada. Se não for devidamente tratada, a síndrome pode se estender por meses ou até anos", ressalta a médica do CREB.
O tratamento, de acordo com ela, varia de acordo com a gravidade do caso e pode incluir o uso de medicamentos, fisioterapia e aplicação de compressas de gelo. "Caso você apresente esses sintomas, procure imediatamente um médico, especialmente se trabalha com as mãos o dia todo, como digitadores, por exemplo. Para prevenir, evite flexionar excessivamente os pulsos e faça alongamentos na região", finaliza a Dra. Renata.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: