CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Enurese em crianças: o impacto também atinge as famílias

 

A enurese infantil é definida como uma disfunção miccional que se caracteriza pela perda de urina involuntária durante uma idade em que a criança já deveria ter obtido tal controle. Segundo a fisioterapeuta Walesca Rocha, do CREB – Centro de Reumatol...

A enurese infantil é definida como uma disfunção miccional que se caracteriza pela perda de urina involuntária durante uma idade em que a criança já deveria ter obtido tal controle. Segundo a fisioterapeuta Walesca Rocha, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, tal condição afeta o estado emocional da criança, podendo, ela, demonstrar baixa autoestima.

Uma das mais frustrantes disfunções da infância

– O impacto da enurese na vida da criança não se limita a ela própria; suas famílias sofrem consequências muitas vezes devastadoras. A enurese é uma das mais frustrantes disfunções da infância. Entre os fatores de estresse familiar, estão a elevação de despesas, tempo, e esforços associados com a limpeza e compra de novas roupas pessoais e roupas de cama, bem como colchões, travesseiros e sofás. Além da baixa estima pessoal, pode ocorrer o isolamento e o alto estresse relacionado ao medo de ser ridicularizado por companheiros. Além do alto risco de violência física e emocional, principalmente quando a criança é percebida pela família como preguiçosa, relutante ou rebelde – explica a fisioterapeuta do CREB.

Walesca Rocha explica que a palavra enurese vem do grego “enourein” e significa “fazer urina ou urinar”. Ela conta que estudos demonstram que distúrbios emocionais, estresse familiar e grau de preocupação demonstrado pela criança são os mais importantes fatores de prognóstico para o tratamento. O CREB conta com um setor especializado para tratamento desta doença.