CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Evitando as dores

 

Profissionais e estudantes que utilizam computadores por longos períodos podem sofrer de dores na coluna cso não tomem alguns cuiddos básicos. Colocar o monitor a uma distância de 70 centímetros, ao nível de seus olhos, é uma das precauções.

É preciso se preocpar com a postura e interromper o trabalho a cda duas horas, por 15 minutos, para se levantar, espreguiçar e realizar rápidos exercícios. “Levante-se, ande, faça alguns exercícios de alongamento. E ao menor sinal de dores nas mãos, sensibilidade ao toque, adormecimento dos dedos, procure um especialista. Esses são os pricipais sintomas de lesões por esforço repetitivo, que deve ser trtado imediatamente”, explica Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo (CREB).

A cada 10 minutos, a pessoa deve olhar para o mais longe possível, por cinco segundos, para minimizar a fadiga ocular. “Há quem digite muito, por horas seguidas. É preciso parar e descansr as mãos, rotacioná-las, puxar os dedos, enfim, interromper e descansar os dedos”, ensina Maleh.

A forma de sentar também é fundamental para evitar dores. “O correto é apoiar a planta dos pés no chão, deixnado-os retos. Se a cadeira for muito alta, coloque livros para apoiar os pés. É muito importante que os joelhos estejam flexionados, formando um ângilo de 90 graus”, diz o médico, lembrnado que outra dica é colocar um travesseiro na parte inferior da coluna para ajustar a curva lombar.

Publicado em