CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Lombalgia-hérnia de disco

 

Há mais de um ano, comecei a sentir fortes dores na coluna. Fui ao ortopedista, fiz algumas radiografias e fui encaminhada a um neurologista, que diagnosticou Protusão Discal, por hérnia de disco. Gostaria de saber com mais detalhes do que se trata e...

Há mais de um ano, comecei a sentir fortes dores na coluna. Fui ao ortopedista, fiz algumas radiografias e fui encaminhada a um neurologista, que diagnosticou Protusão Discal, por hérnia de disco. Gostaria de saber com mais detalhes do que se trata essa doença, se é caso cirúrgico, qual especialidade médica que pode tratá-la e se tem algum médico ou centro de referência para este caso. (Rosana Lopes de Brito, 29 anos, Copacabana)

Suas queixas de dor na coluna lombar, com irradiação para coxa e perna, com sensação de queimação e, às vezes, de dormência, são realmente sugestivas de hérnia de disco. Sugiro que procure a sua clínica de reumatologia e ortopedia, para o diagnóstico e início do tratamento, que poderá contar com acupuntura, Reeducação Postural Global (RPG), hidroterapia, em piscina aquecida, e eletroterapia, além de medicação apropriada para o seu caso. É importante frisar que mais de 95 % dos casos de hérnia de disco se resolvem muito bem, sem a necessidade de cirurgia. É importante que saiba da necessidade de cuidados simples, no dia-a-dia, para proteger a sua coluna. Caso queira, o CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – disponibiliza gratuitamente folhetos informativos sobre problemas na coluna, que orientam a melhor forma de sentar, pegar peso, deitar, entre outras atividades do nosso dia-a-dia.

João Marcelo Amorim, Ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo