CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Má postura é a principal causa das dores na coluna

 

As estatísticas apontam que 85% da população mundial tem, teve ou terá dor nas costas, mas quem corre mais risco? Estudos científicos apontam que a maior probabilidade de ter dores na coluna está entre aqueles que tem entre 30 e 50 anos. “De fato, pessoas nesta faixa etária apresentam mais regularmente dores na coluna. As exigências sociais e profissionais de uma pessoa entre 30 e 50 anos são mais intensas. Nesta faixa etária, muitas vezes a atividade física é menor, as vezes nem existe, e há tendência para aumento de peso”, explica Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Os especialistas acreditam que as mulheres parecem ser mais afetadas por dores na coluna. Não se sabe a causa exata, mas acredita-se que a gravidez, o parto e a própria criação dos filhos contribuam para esse quadro. O que todos concordam é um dos principais e mais comuns motivos para as dores nas costas: a má postura. “Não há dúvidas do mal que a má postura produz à coluna vertebral. As pessoas precisam se conscientizar da sua postura, no dia-a-dia”, afirma o médico. Segundo ele, uma ótima recomendação é a prática de hidroterapia e do RPG – Reeducação Postural Global, que oferece à pessoa a consciência e prática de uma postura correta.

– Muitas vezes sentimos dores nas costas e não damos muita importância a isso, acreditando se tratar de uma dor fruto de um esforço ou uma noite mal dormida. É muito importante procurar um médico, pois um pequeno problema pode se transformar em um problema mais sério. O reumatologista ou o fisiatra poderá fazer uma avaliação correta e indicar o melhor tratamento – finaliza ele.