(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

O correto tratamento da dor lombar

 

Principal causa de incapacidade em todo o mundo, a dor lombar não está sendo tratada corretamente. É o que aponta uma pesquisa, publicada na revista médica Lancet, que aponta que muitos médicos ainda tendem a prescrever apenas analgésicos para aquele...

Principal causa de incapacidade em todo o mundo, a dor lombar não está sendo tratada corretamente. É o que aponta uma pesquisa, publicada na revista médica Lancet, que aponta que muitos médicos ainda tendem a prescrever apenas analgésicos para aqueles que sentem dores nas costas, ao invés de incentivar a prática de fisioterapia e exercícios específicos, o que traz alívio para os sintomas da doença.

O aconselhamento psicológico é considerado fundamental para pacientes com dor crônica

 
Mais de 60% das pessoas com dor lombar utilizam analgésicos opioides nos Estados Unidos, por exemplo. A verdade é que o incorreto uso de opioides ajuda a impulsionar uma overdose de opiáceos nos Estados Unidos. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças ( CDC), as overdoses com opioides aumentaram 30% entre 2016 e 2017 e matam cerca de 35 mil pessoas por ano.

– Definitivamente, opioides não são as melhores opção para tratamento da dor crônica. Alcançamos melhores resultados no tratamento da dor lombar, por exemplo, com a utilização correta da fisioterapia, RPG, hidroterapia, e até aconselhamento psicológico, opção considerada fundamental para pacientes com dor crônica. A sensação de tristeza e incapacidade podem ser decorrentes do quadro de dor lombar e muitas vezes o sintoma depressivo é resultado de sucessivas tentativas frustradas de alívio do sintoma. Dor crônica leva a depressão e vice-versa – afirma o fisiatra e reumatologista Haim Maleh, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, e professor de reumatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), pontuando que no CREB há um entendimento de que em algumas situações há necessidade de apoio emocional e, por isso, a clínica disponibiliza para sues pacientes acolhimento psicológico.

O American College of Physicians defende em sua orientação que os pacientes com dor lombar devem realizar fisioterapia, incluindo técnicas de termoterapia (ondas curtas, microondas).

– Orientado por médicos fisiatras, o CREB opta por protocolos que incluem exercícios específicos para coluna, como RPG, Pilates Terapêutico, acupuntura e hidroterapia. A abrangência de nossos protocolos possibilita uma rápida melhora e a restituição da qualidade de vida. Afinal você pode viver bem, feliz e sem dor – finaliza o médico.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤