CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

O que são Trigger Points ou Pontos de Gatilho?

 

Especial VIVA BEM

Sabe aquela dor na coluna, na altura do pescoço, que se irradia ao longo da musculatura até o meio dos ombros? Você  já passou por isso? Esse quadro de dor localizada pode ser um trigger point, também conhecido como ponto de gatilho.

Os pontos de gatilho são nódulos musculares palpáveis, podendo gerar dor espontânea, ou quando são pressionados. Não há sinais inflamatórios, vermelhidão ou calor sobre a região. Suas causas podem ser trauma, esforço, desvios posturais, sobrecarga muscular e até mesmo, estresse emocional.

Segundo o fisiatra e reumatologista do CREB, Dr. Antônio D’Almeida, para realizar o diagnóstico é fundamental uma avaliação médica e exames específicos, para identificar a causa do ponto de gatilho, como a ultrassonografia.

O tratamento pode ser realizado através de medicação, porém técnicas fisioterápicas são grandes aliadas, auxiliando no alívio da dor e promovendo melhora na qualidade de vida.

COMO IDENTIFICAR UM PONTO DE GATILHO?

Dor ao pressionar um ponto muscular;
Aumento da tensão no músculo dolorido;
Diminuição da amplitude de movimento;
Alívio da dor ao realizar o alongamento do músculo;
Identificou os sintomas? Fale com o seu médico.


Dr. Antonio D’Almeida Neto
Médico Reumatologista e Fisiatra; Especialista em Reumatologia, Osteopatia, Medicina Física, Reabilitação e Terapia por Ondas de Choque; Ex Presidente da SBMTOC; Ex Presidente da Ibero Americana de Ondas de Choque.


Este artigo é meramente informativo e não deve ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Em caso de dúvidas, consulte um médico.