CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Obesos e inativos devem se consultar com um médico antes de iniciar atividade física

 

Obesos e inativos devem se consultar com um médico antes de iniciar atividade física

Atividade física regular é essencial para a nossa saúde. Para todos, indistintamente, independente de sexo e idade. Mas quem tem sobrepeso deve ficar atento porque a obesidade é uma porta aberta para inúmeras doenças. Nesse caso, o exercício físico é imprescindível.

“Uma atividade física pode aumentar o impacto do peso do corpo de três a cinco vezes. É uma carga muito grande, com grandes chances de lesão, como ruptura do tendão, ligamentos e contraturas musculares, entre outros. É preciso, antes de tudo, avaliar essa pessoa. E orientá-la para evitar problemas”, afirma o ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – e médico do time profissional do Flamengo, Dr. João Marcelo.

Segundo ele, a atividade física é benéfica para as articulações em geral, para a saúde cardiovascular, para controlar a diabetes e até mesmo contra a depressão. A pessoa obesa precisa consultar um médico para ser corretamente orientado no sentido de não transformar o exercício físico em um problema. “Não é só o obeso, mas também quem está inativo deve saber como começar a sua atividade física. Não basta calçar o tênis e sair correndo por aí. Isso é um erro. O que deve ser uma solução pode virar um problema, por meio de contusões que podem ser sérias – finaliza o Dr. João Marcelo.