CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Ortopedista do CREB explica o que é a radiculopatia

 

Dor aguda irradiada para membros, parestesias e, em casos mais severos, fraqueza. Esses são os principais e mais comuns sintomas da radiculopatia. De acordo com o ortopedista Márcio Taubman , do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, a “radiculopatia refere-se ao acometimento da raiz de um nervo e que pode ser de origem compressiva (tais como estenose de canal, esporão ósseo, hérnia de disco) ou, menos frequentemente, infecciosa”.

O ortopedista do CREB explica que essa doença é mais comum nos consultórios de ortopedia do que se pode imaginar, e que a localização dos sintomas dependerá da topografia da lesão. Segundo ele, um exame chamado eletroneuromiografia – disponível no CREB – é fundamental porque é capaz de registrar o miótomo acometido, além de indicar o grau da lesão e se há outras comorbidades associadas.

“O CREB dispõe do exame conhecido como Eletroneuromiografia. Ele deve ser utilizado para avaliar a função do sistema nervoso periférico e muscular por meio do registro das respostas elétricas geradas por estes sistemas, às quais são detectadas graficamente por um equipamento denominado eletroneuromiógrafo”, explicou o Dr. Márcio.