CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Pacientes com dores crônicas na coluna lombar: tratamentos de reabilitação antes de procedimentos cirúrgicos

 

Pacientes com dores crônicas na coluna lombar devem se submeter a tratamentos de reabilitação antes de qualquer procedimento cirúrgico. Esta é a conclusão de estudos científicos recentes, como artigo publicado em 1 de maio, no Journal Spine, e no guia da American Pain Society (APS), que divulgou estudo de pesquisadores da Oregon Health & Science University, com 161 pacientes com lombalgia.

Os pacientes pesquisados pelos médicos da Oregon Health & Science University foram divididos em dois grupos – aqueles que obtiveram tratamentos de reabilitação e os que seriam submetidos a procedimentos invasivos de imediato. A pesquisa comprovou os benefícios dos tratamentos de reabilitação aplicados a pacientes com dores na coluna lombar sem radiculopatia, naqueles que apresentavam alterações degenerativas na coluna,  em casos de dores persistentes e de sintomas que prejudicavam a mobilidade do paciente. De acordo com o médico responsável pelo guia, o Dr. Roger Chou, acredita-se que “todos os pacientes devem ser beneficiados ao manter a forma e fazer exercícios orientados caso a caso, como hidroterapia, RPG e acupuntura, entre outras medidas, além da prescrição de medicamentos”.

Segundo o fisiatra e reumatologista Haim Maleh, os resultados observados na prática diária do Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – CREB – são similares aos encontrados pelos pesquisadores da Universidade de Oregon. “Temos uma experiência muito grande com atendimentos a pacientes com dores crônicas na coluna lombar. No CREB, incluímos a prática da hidroterapia, através de um programa apropriado a esses tipos de lombalgia, quando alcançamos uma maior rapidez e sucesso nos resultados do tratamento”, afirma o médico.