CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Pilates: não há contraindicações e traz diversos benefícios

 

O Pilates é uma técnica de exercícios indicado para todas as idades, onde o método é que se adapta as características peculiares de cada um, que é a coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. Por isso, é cada vez mais procurado...

O Pilates é uma técnica de exercícios indicado para todas as idades, onde o método é que se adapta as características peculiares de cada um, que é a coordenação completa e harmoniosa entre corpo, mente e espírito. Por isso, é cada vez mais procurado por todo tipo de pessoa. O CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – possui uma sala ampla de Pilates. “O principal diferencial da clínica é possuir esses e outros setores de reabilitação que se complementam. Nossos protocolos visam o paciente como um todo e a integração entre médicos e fisioterapeutas facilita e traz ao paciente melhor proveito e brevidade na sua recuperação”, garante a fisioterapeuta Mariana Rossi Aguiar do Nascimento, staff do serviço de reabilitação física do CREB.

Segundo ela, “o interessante do Pilates é que auxilia outros nossos setores da fisioterapia como, por exemplo, a fisioterapia uroginecológica ou perineal, pois utilizamos nos exercícios também a contração do períneo e trabalho do assoalho pélvico, e o RPG, pois também trabalhamos na melhora da postura, e com a Hidroterapia com melhor mobilidade articular, e com a fisioterapia neurológica, no qual trabalhamos o equilíbrio e a coordenação motora”. Mariana lembra que o pilates não faz distinção de gênero e é indicado no mínimo duas ou três vezes na semana para que o corpo se adapte e os benefícios surjam.

Também staff do CREB, o fisioterapeuta Alan Alves Nascimento pontua que os exercícios são gradativos e realizados de acordo com a doença e necessidade do paciente, em poucas repetições, de forma concentrada, dando ênfase na respiração e contração dos músculos do centro de força do corpo (Power House) proporcionando a estabilização articular e reduzindo o desgaste nos músculos e articulações. “Os benefícios do método são alinhamento da postura corporal, melhora na concentração, maior equilíbrio e coordenação motora, alívio de dores crônicas, redução do estresse, melhora na força e flexibilidade muscular, entre outras”, afirma.

A fisioterapeuta Viviane Cordeiro Sotero de Lima Silva, do mesmo staff, lista algumas indicações para a prática de pilates: dor lombar, fibromialgia, fortalecimento do assoalho pélvico, alinhamento da coluna e fortalecimento muscular, entre tantas outras. “Não há contra indicação à atividade de pilates. Da criança que entenda e obedeça aos comandos de exercícios até o idoso, todos podem e devem fazer pilates”, resume ela.