CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Pilates, ótima opção para artrose de quadril e joelhos

 

O pilates terapêutico é uma atividade de reabilitação física que está se consolidando e se tornando cada vez mais popular. Os resultados positivos começam a aparecer rapidamente e, se não bastasse isso, é uma atividade física que pode ser executada p...

O pilates terapêutico é uma atividade de reabilitação física que está se consolidando e se tornando cada vez mais popular. Os resultados positivos começam a aparecer rapidamente e, se não bastasse isso, é uma atividade física que pode ser executada por qualquer pessoa, de qualquer faixa etária. Os praticantes do pilates terapêutico seguem seu próprio ritmo e os exercícios são fáceis de realizar.

“Um dos principais pilares do pilates terapêutico é o princípio da centralização. Temos o conceito de Centro de Força, que constitui-se pela musculatura abdominal superficial e profunda, músculos respiratórios, a musculatura lombar, glútea e pélvica. Tem como objetivo a sustentação da coluna e dos órgãos internos e é onde se localiza o centro de gravidade do corpo; seu fortalecimento, objetivado no método, proporciona um alinhamento biomecânico, além de estabilidade e melhora da postura, cooperando na prevenção de dores e outros males”, explica o fisioterapeuta Lucas França, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo ele, no estúdio de pilates terapêutico do CREB, são utilizados diversos recursos materiais, como os próprios aparelhos do método, que permitem variedade de posições, maior ou menos controle da solicitação da força e acessórios que podem simular situações funcionais, tais como as bolas, pesos livres, molas, cabos, elásticos e superfícies com graus de instabilidade. Toda a atividade é acompanhada por fisioterapeutas especialistas. “ A conjunção do Pilates Terapêutico com a hidroterapia, como muitas vezes indicamos no CREB, oferece um resultado ao tratamento muito melhor e mais rápido”, garante ele.

A atividade fortalece, alonga e melhora o sistema motor e biomecânico

Pacientes com artrose de quadril e joelhos têm conseguido excelentes resultados com a prática de pilates terapêutico. “Ao criar consciência corporal, a atividade fortalece e alonga. Isso melhora todo o sistema motor e biomecânico do paciente, restabelecendo movimentos alterados pela artrose. Os exercícios apresentam pouco impacto nas articulações, movimentos lentos, poucas repetições de exercícios, priorização de alongamentos e fortalecimento muscular, além de atuar na autoestima do praticante. Por isso, é muito recomendado para aqueles que têm artrose no quadril ou joelho e perderam sua qualidade de vida”, finaliza ele, pontuando que no CREB são acrescentados outros métodos que trazem melhora da qualidade muscular e prevenção e melhora da dor.