CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Pilates terapêutico fortalece e ajuda a corrigir desvios da coluna

 

Muita gente tem problemas na coluna e acredita que por conta disso não pode praticar exercício físico regular. A verdade é que é o médico quem irá orientar o paciente, mas a prática de atividade física regular é sempre muito recomendado. Em muitos ca...

Muita gente tem problemas na coluna e acredita que por conta disso não pode praticar exercício físico regular. A verdade é que é o médico quem irá orientar o paciente, mas a prática de atividade física regular é sempre muito recomendado. Em muitos casos de dores na coluna, uma excelente opção, orientada pelos médicos, é a prática regular de pilates terapêutico.

“O pilates terapêutico pode ser feito por qualquer pessoa, de qualquer idade, sem dificuldades. Cada pessoa vai se exercitar conforme seu ritmo e possibilidades. Essa prática fortalece a musculatura, o que é muito importante para quem tem dores de coluna. O pilates terapêutico fortalece e ajuda a corrigir desvios da coluna, o que o torna um excelente opção”, explica o reumatologista Haim Maleh, do CREB – Centro de Reumatologia e ortopedia Botafogo – e professor de reumatologia da Universidade Fluminense Federal (UFF).

O pilates terapêutico ajuda a evitar lesões na coluna e previne doenças. Haim pontua que o programa de exercícios será absolutamente personalizado, mas que o objetivo será o fortalecimento dos músculos profundos, responsáveis por manter as vértebras e componentes articulares na correta posição. Assim, diz ele, pode-se evitar doenças como hérnias de disco, espondilólise, protusão discal e desvios posturais (escoliose, cifose e lordose).

“Para quem tem cifose, por exemplo, recomenda-se exercícios que fortalecem as costas e alongam o peitoral. No caso de pacientes com lordose, é preciso fortalecer o abdômen e alongar as dorsais. Já para aqueles que são acometidos pela lombalgia, buscamos fortalecer o abdômen e alongar a cadeia lateral. O pilates terapêutico é uma excelente opção para quem tem dores de coluna”, garante o médico do CREB.