CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Prática de exercícios regulares é fundamental no tratamento da osteoporose

 

A osteoporose acomete mais de dez milhões de brasileiros e é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea e enfraquecimento dos ossos. O tratamento da osteoporose prevê uma alimentação rica em cálcio, prescrição de medicamentos e a prática de e...

A osteoporose acomete mais de dez milhões de brasileiros e é uma doença caracterizada pela perda de massa óssea e enfraquecimento dos ossos. O tratamento da osteoporose prevê uma alimentação rica em cálcio, prescrição de medicamentos e a prática de exercícios físicos regulares. A doença é considera “silenciosa” – na maior parte das vezes é diagnosticada apenas após uma fratura.

Praticar exercícios físicos é fundamental em qualquer idade

 

 Segundo o ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Bernardo Stolnicki, coordenador do CREB Prevrefrat (Programa de prevenção a Refratura da clínica), se a pessoa tem a tendência de ter a doença, não poderá evitá-la. Mas poderá retardá-la, buscando uma melhor qualidade de vida. Alimentação balanceada, rica em cálcio, banho regular de sol e prática de exercício físico são as formas de prevenir a doença.

 – Praticar exercício físico é fundamental. Em qualquer idade. Claro que o exercício será apropriado para cada pessoa. O pilates terapêutico, por exemplo, é excepcional, traz inúmeros ganhos para seu praticante. Caminhar também é muito bom. É a melhor forma de aquecimento para as atividades físicas. O ideal é praticá-la ao ar livre, pois o organismo sintetiza vitamina D e absorve cálcio no contato com o sol. Alongamentos são fundamentais. Há uma série de exercícios para a coluna, punhos, joelho, tornozelo e quadril. Converse com o seu médico – explica o Dr. Bernardo.