CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Problemas de coluna: quanta mais cedo tratar, melhor

 

As estatísticas apontam que 85% da população mundial sofre, sofreu ou sofrerá de dores na coluna vertebral. Mas como fugir de um número tão absoluto como este? A resposta pode estar em um estudo realizado na Bélgica, onde especialistas acompanharam 190 crianças com idade entre nove e onze anos, durante dois anos, que participaram de um programa de conscientização e correção de postura. Comparadas a um outro grupo de 170 crianças que não participaram destas atividades, as crianças que receberam o treinamento apresentaram menos queixas de dor nas costas. O estudo mostrou, também, que essas crianças  desenvolveram uma postura correta, inclusive ao se sentarem para assistir aula e que o número de crianças curvadas para frente ou com o pescoço caído para trás também diminuiu.

“A melhor alternativa para combater possíveis problemas de coluna é, de fato, a prevenção. Quanto mais cedo se olhar para essa questão, mais chances se tem de não sofrer de dores na coluna. Uma criança bem orientada vai crescer com uma postura correta e isso certamente irá fazer a diferença no futuro”, concorda o ortopedista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – Márcio Taubman.

Segundo o Dr. Márcio, essa pesquisa comprova que a intervenção precoce na postura das crianças deve ser incentivada como medida de prevenção para a dor nas costas. “Como todos os problemas de saúde, quanto mais cedo começarem as medidas de prevenção, menos doenças teremos no futuro”, pontua o médico do CREB. Ele conta que os pais ainda não têm o hábito de levarem seus filhos para uma avaliação e acompanhamento, mas que esta medida é fundamental e poderá evitar uma série de problemas que começam na coluna vertebral.