CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Qual a diferença da hidroterapia e a hidroginástica?

 

Qual a diferença entre hidroginástica e hidroterapia? Muita gente confunde as duas atividades, porque ambas são realizadas na piscina, mas as finalidades são bem diferentes. Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico...

Qual a diferença entre hidroginástica e hidroterapia? Muita gente confunde as duas atividades, porque ambas são realizadas na piscina, mas as finalidades são bem diferentes. Enquanto a hidroginástica é uma atividade física para condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória, a hidroterapia é um recurso da fisioterapia, para tratamento de diversas doenças.

– A hidroginástica é realizada por meio de exercícios rítmicos sequenciais, com intensidade moderada e de forma ininterrupta. A hidroterapia utiliza as propriedades da água aquecida, que em nossas piscinas, no CREB, estão entre 32 e 34 graus, para prevenção e no tratamento de diversos problemas dos ossos, músculos, ligamentos, coluna vertebral, assim como para outros problemas, como, por exemplo, diabete.. São exercícios bem específicos, na maior parte das vezes alongamentos, que ajudam a obter uma melhor e mais veloz recuperação do paciente – explica o fisiatra e reumatologia Eduardo Sadigurschi, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo o médico, a hidroterapia oferece relaxamento muscular, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular. “A prática da hidroterapia pode ser indicada para qualquer pessoa, de qualquer idade. Mais usualmente, indicamos para problemas traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos e reumáticos. Como, por exemplo, para lombalgias, artroses, bursites, AVC, paralisia cerebral, fraturas, luxações, entorses, hérnias de disco e outras”, orienta o Dr. Eduardo.

Segundo o Dr. Eduardo, uma das grandes vantagens da reabilitação na água aquecida é a diminuição do peso corporal e o relaxamento. Isso permite uma maior liberdade de movimentos, melhora da mobilidade articular, diminuição dos processos inflamatórios, ganho de qualidade muscular e, consequentemente, melhores resultados. O médico ressalta que a hidroterapia é um procedimento de reabilitação física que deve ser prescrita pelo médico que assiste o paciente.