CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Reabilitação neurológica no CREB utiliza Nintendo Wii®

 

O setor da Reabilitação Neurológica do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – conta com uma ampla infraestrutura preparada e equipada, para atender pacientes portadores de diversas doenças, tais como o AVC (acidente vascular cerebral),...

O setor da Reabilitação Neurológica do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – conta com uma ampla infraestrutura preparada e equipada, para atender pacientes portadores de diversas doenças, tais como o AVC (acidente vascular cerebral), AVCH (acidente vascular cerebral hemorrágico), Doença de Parkinson, Paralisia facial periférica, ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), Esclerose Múltipla, Mal de Alzheimer, síndrome Vestibular, Síndrome de Asperger, entre tantas outras.

“A fisioterapia neurológica visa a recuperação, alivio da dor, prevenção, conservação e o desenvolvimento da capacidade física e mental do paciente, possibilitando assim uma melhora e uma maior independência nas suas atividades de vida diária. Para a avaliação e reabilitação dos pacientes são abordadas as seguintes variáveis: força muscular, amplitude de movimento, postura, coordenação, equilíbrio, avaliação da marcha, habilidade na realização dos movimentos, respiração, funções cognitivas e motoras. São utilizados uma gama de recursos tais como a Cinesioterapia, termoterapia, técnicas manuais e a reabilitação com o Nintendo Wii®”, diz a fisioterapeuta Bruna Túlio, staff do serviço de reabilitação física do CREB.

A reabilitação utilizando o Nintendo Wii® tem feito muito sucesso nos tratamentos oferecidos no CREB. “Os pacientes que utilizam esse meio de tratamento interagem com imagens em um ambiente simulado, tendo a sensação de estar no mundo real. Utilizando canais multissensoriais, proporciona ao usuário a navegação e a interação em um ambiente sintético gerado por computador. Nesse universo, encontra-se o videogame Nintendo Wii®, que está incrementando e revolucionando os programas de reabilitação neurológicas do CREB. A realidade virtual (RV) é indicada para pacientes com perdas de equilíbrio, déficit cognitivo, alterações vestibulares, diminuição do arco de movimento, controle de tronco e encefálico, melhora de marcha, dentre outros. E necessário a avaliação do paciente previamente, para saber se e indicado para o tratamento, e ao utilizar o aparelho e necessário um profissional qualificado para assistir ao paciente no que for necessário”, explica a fisioterapeuta.

Segundo ela, a equipe de reabilitação neurológica do CREB olha o paciente como um todo, objetivando uma melhor qualidade muscular, “inclusive a acessória pulmonar para melhora da capacidade respiratória, melhor mobilidade e principalmente a independência dessas pessoas seja para ‘pequenas coisas’ que se tornam grandes quando nos faltam, como para comer, andar, controle urinário e exercer atividades diárias conforme gosto e necessidades pessoais”.