CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

“Reumatismo é coisa séria”, alertam médicos

 

Existem cerca de 100 doenças reumáticas e a maioria delas começa com uma simples dor nas juntas, que pode ser uma tendinite ou um problema de coluna. E, ainda assim, muita gente prefere acreditar que se trata de “uma dorzinha passageira” e não procura a ajuda de um médico reumatologista. O problema é que aquela “dorzinha passageira” às vezes não melhora e acaba por se transformar em um problema de saúde mais sério.

E é justamente para evitar esse tipo de situação que a Sociedade Brasileira de Reumatologia está divulgando a campanha “Reumatismo é coisa séria”, objetivando conscientizar a população a procurar um médico reumatologista. “Os sintomas dos mais diferentes tipos de reumatismos podem se confundir entre si, bem como com dores comuns no dia-a-dia das pessoas. Apenas um especialista está apto a diagnosticar o paciente”, explica o reumatologista do CREB, Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, Arnaldo Libman, também membro da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Arnaldo Libman  aproveita para eliminar alguns mitos. Reumatismo não é uma doença de idosos, ela também atinge jovens e crianças. Além disso, reumatismo não é uma doença sazonal. “Não é verdade. O reumatismo aparece em qualquer época do ano”, afirma.

Publicado em