CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

RPG é uma excelente opção para melhora da marcha e do equilíbrio

 

A Reeducação Postural Global, mais conhecida pela sigla RPG, não é um método apenas para adolescentes, jovens e adultos. Esse tratamento fisioterapêutico pode ser uma excelente opção também para a terceira idade, que também pode se beneficiar de seus...

A Reeducação Postural Global, mais conhecida pela sigla RPG, não é um método apenas para adolescentes, jovens e adultos. Esse tratamento fisioterapêutico pode ser uma excelente opção também para a terceira idade, que também pode se beneficiar de seus resultados. A Reeducação Postural Global é um método da Fisioterapia que avalia e trata os pacientes de forma individual, respeitando as particularidades de cada organismo e buscando as causas que originam os problemas. Assim, pode ser utilizada por qualquer pessoa.

“Além das dores frequentes nas articulações, o idoso sofre com limitações de movimento, alterações posturais, dificuldade de manter o equilíbrio, alteração na coordenação motora, diminuição na força e flexibilidade dos músculos, rigidez das articulações, dificuldade de locomoção, etc. Todos esses problemas interferem no bem estar geral do idoso e muitas vezes estão associados a outras patologias importantes como diabetes, cardiopatias, doenças renais, doenças respiratórias, artrose, problemas de visão e outros. Para suprir as deficiências causadas pelos fatores acima citados, o idoso incorpora uma postura completamente alterada, mas que pode ser aos poucos corrigida, respeitando as compensações que são inerentes ao envelhecimento”, explica a fisioterapeuta Tatiana Matos, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

A RPG promove um bem estar e aumenta a autoestima dos idosos

Segundo ela, a RPG atua sobre dois aspectos, o estático e o dinâmico. O fisioterapeuta explica que o aspecto estático prevê a correção e melhora das alterações posturais, como a hipercifose torácica (conhecida como corcunda). Já o aspecto dinâmico busca melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, ajudando nos movimentos do dia a dia. “O aspecto dinâmico trabalha visando melhorar a coordenação motora e o equilíbrio, ajudando na realização de movimentos do dia a dia de forma mais independente e segura, como andar, sentar, deitar, levantar, movimentar os braços e a cabeça. É excelente para a terceira idade. A RPG promove um bem estar e aumenta a autoestima dos idosos, que percebem claramente uma melhora na sua postura. É comum ouvir pacientes da terceira idade dizerem, após poucas sessões de Reeducação Postural Global, que se sentem mais elegantes, mais independentes, com menos dores e desconfortos físicos”, conclui a fisioterapeuta do CREB.