CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Técnica de mobilização articular, Conceito de Maitland ajuda a aliviar a dor

 

Aliviar a dor é o primeiro pensamento de um paciente quando chega na fisioterapia. Ele sabe que os procedimentos ali realizados têm como função buscar a solução do problema, mas o alívio da dor é o desejo imediato. No CREB – Centro de Reumatologia e...

Aliviar a dor é o primeiro pensamento de um paciente quando chega na fisioterapia. Ele sabe que os procedimentos ali realizados têm como função buscar a solução do problema, mas o alívio da dor é o desejo imediato. No CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -, após a avaliação do Fisiatra, Reumatologista ou Ortopedista, muitas vezes utiliza-se o Conceito ou Técnica de Maitland. Trata-se de uma técnica de mobilização articular, que engloba a avaliação e o tratamento, fundamentando-se principalmente nos achados clínicos e queixas do paciente.

“O Conceito ou Técnica de Maitland tem como objetivo aliviar dores e liberar com segurança determinadas estruturas, e com isso restaurar os movimentos, amplitude e a mobilidade articular normal, melhorando, assim, a função do indivíduo. O tratamento está indicado para pacientes com disfunções neuromusculoesqueléticas (podendo estar envolvidas as articulações periféricas e/ou da coluna vertebral)”, explica o fisioterapeuta Diogo Valente, staff do serviço de reabilitação física do CREB.

Ele informa que no CREB associa-se essa técnica muitas vezes ao RPG e ao Pilates , procurando utilizar essas técnicas preferencialmente para tratamento de disfunções da coluna vertebral, o que traz relaxamento, alívio e bem estar ao paciente. “O grande impacto do Conceito Maitland não reside apenas nas técnicas, mas sim no processo de avaliação clínica meticulosa que permite, inclusive, que quaisquer outras modalidades de mobilização ou manipulação possam ser agregadas, aplicadas e reavaliadas sem comprometer em absolutamente nada o processo do tratamento clínico”, pontua o fisioterapeuta.