A Técnica Mulligan de terapia manual é uma técnica de reposicionamento articular de maneira indolor. Segundo o fisioterapeuta Miguel Lemos, staff do serviço de reabilitação física do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo -, “esse conceito é baseado na teoria da falha posicional, devido a alguma lesão e com isso a articulação pode assumir uma posição ‘anormal’ e estas falhas posicionais ocasionam restrições de movimento resultando em dor”.
Segundo ele, o resultado esperado é de alívio imediato da dor ou/e aumento do arco de movimento. “O tratamento fisioterápico nunca deve causar dor”, pontua ele, lembrando que no CREB “muitas vezes acrescentamos essa técnica nos tratamentos de RPG e de Pilates”.
O fisioterapeuta Robson Portugal, também do CREB, diz que a técnica é indicada para casos de hérnia de disco, protusões discais, alterações posturais, dores de cabeça e enxaqueca, dor ciática, torcicolos e dorsalgias, tendinites e bursites, LERs e Dorts e entorses, entre outras indicações.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: