CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Técnica utilizada em processos inflamatórios, a mesoterapia está disponível no CREB

 

Mesoterapia para processos inflamatórios

Criada pelo médico francês Michel Pistor, a mesoterapia consiste em injetar no tecido subcutâneo – são micro inoculações – misturas de medicamentos, com o objetivo de auxiliar no tratamento das patologias indicadas. Trata-se de uma ótima opção para tratamento complementar de processos inflamatórios e dolorosos que se manifestam nas cervico/lombalgias, tendinites, bursites, artrites, artroses, estiramentos e traumatismos.

“As aplicações são absorvidas e distribuídas pelo organismo do paciente, diluindo-se para órgãos como aparelho gastrointestinal, hepático, cardiovascular e renal. As composições utilizadas geralmente são antiinflamatórios, relaxantes musculares, vasodilatadores, cumarinicos, simpaticoliticos, entre outros, misturados a um analgésico. Representa uma nova via de administração de fármacos em pequenas quantidades na região onde é projetada a dor. É uma técnica habitualmente bem tolerada e desprovida de efeitos secundários relevantes”, explica o Dr. Sergio Rosenfeld, reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

O reumatologista do CREB informa que as aplicações de mesoterapia devem ser feitas com intervalos de sete a dez dias e resultados já aprecem entre a primeira e segunda dose. Ele ressalta que deve ser aplicada ao lado de protocolos que podem incluir acupuntura, hidroterapia e outros. O CREB dispõe dessa técnica, que só pode ser solicitada por médicos.