CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Tendinite do manguito rotador pode causar dor e limitação do movimento do ombro

 

Também conhecida como ombro de nadador e ombro de tenista, a tendinite do manguito rotador é uma lesão nos tendões que fazem parte de um grupo de quatro músculos, localizados no ombro, cuja função é oferecer-lhe estabilidade. “O manguito rotador é um...

Também conhecida como ombro de nadador e ombro de tenista, a tendinite do manguito rotador é uma lesão nos tendões que fazem parte de um grupo de quatro músculos, localizados no ombro, cuja função é oferecer-lhe estabilidade.

“O manguito rotador é um grupo muscular que trabalha quando nós erguemos o braço sobre a cabeça ou traz alguma coisa em nossa direção, por exemplo. Quando há uma tendinite do manguito rotador, significa que esse grupo muscular está inflamado”, explica o ortopedista Romeu Travezzanni, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

A patologia pode estar relacionada a fatores de risco

Segundo ele, os tendões são estruturas fibrosas que unem o músculo ao osso e funcionam como uma corda. Quando estão inflamados, causa dor e limitação do movimento. “Os tendões não são, definitivamente, fortes como o nosso osso e nem tão elásticos como os nossos músculos. Quando há sobrecarga, pode sofrer danos, e inflamar. As principais causas desta inflamação são quedas e levantamento de peso excessivo, mas a tendinite no manguito rotador pode estar relacionada a alguns fatores de risco, como a falta de alongamento muscular, postura inadequada, movimentos repetitivos, a idade do paciente, estresse, atividades esportivas em excesso e com prática ou material inadequado e doenças autoimunes”, completa o médico do CREB, pontuando que ao menor sinal de dor um especialista deve ser procurado imediatamente.