CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Tendinites: ótimos resultados no tratamento com Terapia por Ondas de Choque

 

Provocada por uso excessivo, esforço acentuado ou trauma na região, a tendinite é uma inflamação que provoca dor e até redução dos movimentos. Muito comum em atletas profissionais, a tendinite também acomete praticantes de exercício físico regular, com grande incidência, por exemplo, entre aqueles que fazem musculação e exageram na carga de peso.

Uma das regiões mais afetadas é o ombro e no tendão de Aquiles. “No caso da tendinite de ombro, a dor pode irradiar para a base do ombro e ao longo do braço, mais frequentemente até o cotovelo. No caso do tendão de Aquiles, a dor irradia para a batata da perna, a panturrilha, ou para a sola do pé. É comum entre aqueles que apresentam tendinite no tendão de Aquiles pessoas que ficam longos períodos seguidos em pé”, explica o fisiatra e reumatologista Antônio Rodrigues d’Almeida, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo o médico do CREB, a Terapia por Ondas de Choque é indicada para estes casos quando outros tratamentos foram propostos, por mais de seis meses, sem sucesso. A TOC é o mais moderno tratamento das dores do sistema músculo esquelético, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia e alcança a impressionante marca de 70 a 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos.

– O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado. No caso de tendinite no ombro, em geral temos ótimos resultados com três ou quatro sessões. Para tendinite no tendão de Aquiles, normalmente fazemos de três a cinco sessões  – finaliza ele.