CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

TENS pode trazer alívio imediato para a dor

 

A dor, resultado de uma lesão tecidual, doença ou distúrbio emocional. é uma experiência sensorial ou emocional desagradável, que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia. O paciente procura o médico para resolver o se...

A dor, resultado de uma lesão tecidual, doença ou distúrbio emocional. é uma experiência sensorial ou emocional desagradável, que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia. O paciente procura o médico para resolver o seu problema, mas de imediato o que ele mais quer é eliminar a dor.

Por isso, a estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) é um recurso da fisioterapia tão utilizado. Trata-se de um método muito eficiente e seguro para alívio da dor, não apresentando efeitos colaterais e podendo ser usadas nas dores agudas e crônicas, inclusive no pós-operatório. “A TENS é um método simples, não invasivo e não tóxico, com inúmeras indicações como bursites, tendinites, luxações, entorses, traumas esportivos, lesões ligamentares e etc. A técnica consiste na colocação de eletrodos sobre a pele, promovendo um estímulo suave e seguro que leva a um bloqueio da mensagem dolorosa”, explica a fisioterapeuta Renata Moreira do Nascimento, do staff de reabilitação do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo ela, a analgesia alcançada é promovida por estímulos elétricos de baixa intensidade e alta frequência, que provocam uma ativação seletiva de fibras táteis, capazes de inibir a transmissão e condutividade do estímulo doloroso ao sistema nervoso central (teoria da comporta). “Outra ação importante é a quebra do ciclo vicioso dor-tensão, muito comum nas cervicalgias, dorsalgias, lombalgias, etc. Embora as dores agudas respondam melhor à eletroanalgesia, a TENS possui efeitos relevantes nas síndromes dolorosas crônicas. As corretas avaliações diagnósticas médica e fisioterapêutica são fatores fundamentais para indicação da TENS. Em casos de dor na coluna vertebral, bursites e tendinites, pode ser muito útil. No CREB , em algumas situações, podemos incluir no tratamento a hidroterapia, RPG, pilates e acupuntura buscando o alívio da dor”, ressalta ela.