CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Terapia por Ondas de Choque tem excelentes resultados para pseudo artrose

 

Fraturas que não se consolidam corretamente há pelo menos seis meses são conhecidas como pseudo artrose e podem gerar dor e até perda de função na região. “São dois segmentos ósseos instáveis. Os locais mais comuns onde temos pseudo artroses são os de baixa vascularização, como por exemplo a fíbola (perônio) e a tíbia, na sua posição inferior, além de ossos do ante braço. O diagnóstico é feito a partir de exame radiológico ou ressonância magnética, que demonstra a não consolidação da área fraturada”, explica o fisiatra e reumatologista Antônio Rodrigues d’Almeida, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Frustradas as expectativas e alternativas dos ortopedistas, a Terapia de Ondas de Choques – TOC –é uma boa opção para a pseudo artrose. “Geralmente são necessárias de cinco a sete sessões da TOC, em intervalos semanais, com início da reossificação cortical a partir do quarto ou quinto mês após essas aplicações”, afirma o médico, lembrando que os resultados da TOC são muito positivos.

– A TOC é o que há de mais novo no mundo no tratamento das dores do sistema músculo esquelético, que vem sendo utilizado com sucesso em substituição a vários tipos de cirurgia e alcança a impressionante marca de 70 a 85% de bons resultados em pacientes que não obtiveram melhoria com outros tratamentos. O tratamento da TOC é feito em consultório médico, por médico capacitado, e o CREB é pioneiro no Rio de Janeiro – finaliza ele.