CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Text Neck, um fenômeno mundial que pode ser evitado

 

Text Neck, um fenômeno mundial que pode ser evitado

Quantas horas por dia você acessa o seu smarthpone? Estudos indicam que em média gastamos entre duas e quatro horas curvados diante do aparelho, tempo esse bem maior quando se tratam de adolescentes. O problema maior é que ao utilizar o smartphone, o pescoço é inclinado para frente e para baixo, causando maior peso sobre a coluna cervical. Trata-se do batizado text neck – “pescoço de texto” – que pode levar a um desgaste e lesões no início da coluna vertebral, com a aceleração do processo degenerativo, com importantes consequências.

E os consultórios médicos estão cheios de pessoas, de todas as idades e ambos os sexos, com dores na coluna por conta do uso excessivo do celular. Trata-se de um fenômeno moderno mundial.

  • Com esta tensão excessiva no pescoço, podemos ver cada vez mais pessoas precisando de cuidados com a coluna vertebral. Por causa do uso excessivo de smartphones e mensagens de texto, as pessoas estão olhando para seus dispositivos móveis por períodos mais longos de tempo. Se curvam, riam vícios de postura, e com o tempo tal movimento faz com que a cabeça se incline para a frente, aumentando o peso e a carga sobre as articulações do pescoço. Se essa determinada postura continua, ela pode até mesmo causar inversão da curvatura natural no pescoço – alerta o reumatologista Sérgio Rosenfeld, do CREB – Centro de Reumatologia e ortopedia Botafogo.

Mas como evitar o text neck? A prevenção é fundamental! O primeiro passo, com certeza, é buscar manter a coluna vertebral e sua postura adequadamente alinhadas e saudáveis.

  • Quando você for ler uma mensagem no seu smartphone, evite dobrar o pescoço. Desça os olhos para baixo ao olhar o dispositivo. Não é difícil. Mantenha o seu telefone celular no nível dos olhos sempre que possível. Faça pausas frequentes e estipule horários sem consultá-lo. Nunca é demais lembrar que o aparelho emite sinais sonoros quando chegam mensagens, então a gente não precisa ficar consultando-o toda hora. Outra dica fácil de realizar é fazer exercícios de alongamento com o pescoço – orienta o médico do CREB.