CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Torcicolo pode ser um sinal de alerta para outras doenças

 

torcicolo

O torcicolo é uma doença absolutamente comum, que leva muitos pacientes ao consultório médico. Ela apresenta rigidez e dor no pescoço, mas também pode trazer dor de cabeça, limitação em movimentar a cabeça, dificuldade de elevação do ombro do lado da torção, inchaço na região, tensão e, em alguns casos, tremor.

Segundo o Dr. Sérgio Rosenfeld, reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo, ao menor sinal desses sintomas um especialista deve ser consultado.

  • O estresse, por exemplo, é um fator desencadeante da doença muitíssimo comum. É preciso evitá-lo. Também devemos optar por medidas preventivas, como trocar o colchão e travesseiros por modelos mais anatômicos e confortáveis, utilizar mobília que favoreça a postura no trabalho e realizar atividade física regular, fortalecendo a musculatura, a postura e o tônus muscular. Caminhar é muito bom, é uma atividade muito saudável – estabelece ele.

O médico do CREB diz que é preciso evitar a atividade física durante uma crise de torcicolo. A acupuntura, diz, pode ser uma excelente opção para eliminar as dores. O Dr. Sérgio pontua que o CREB oferece esse serviço, realizado por profissionais gabaritados e especialistas. Em alguns casos, o médico poderá optar pelo uso de um colar cervical, para que o pescoço fique imobilizado. O Dr. Sérgio ressalta que as melhores condutas serão definidas em consultório médico, com um especialista.

  • Podemos optar por um tratamento medicamentoso, aliado a fisioterapia. O pilates terapêutico também é uma excelente opção. O importante é visitar o médico e definir o melhor tratamento. O torcicolo pode até parecer inofensivo, mas mão é. Na verdade, ele pode ser um verdadeiro sinal de alerta para outras doenças – finaliza ele.