(21) 3182 8282 Whatsapp Horários
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Uma postura correta significa uma maior qualidade de vida

 

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os problemas relacionados à coluna só perdem para doenças psiquiátricas e doenças ocupacionais relacionados ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo (LER). Ou seja, estão em 3º lug...

De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os problemas relacionados à coluna só perdem para doenças psiquiátricas e doenças ocupacionais relacionados ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo (LER). Ou seja, estão em 3º lugar no número de queixas e afastamentos do trabalho. Trata-se de um assunto muito sério, ainda mais quando nos deparamos com as estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS): 85% da população mundial teve, têm ou terá dores na coluna.

Uma postura correta garante uma maior qualidade de vida, evitando uma série de problemas de coluna. E a boa notícia é que cuidar da postura ao realizar as atividades do dia a dia é muito mais simples do que se imagina.

– As pessoas geralmente se curvam para abaixar. Ao realizar o movimento desta forma, as costas poderão sofrer uma lesão. Ao carregar peso ou durante a atividade física, lesões também podem ocorrer. A posição correta ao abaixar com maior conforto é flexionando ou apoiando os joelhos no chão. Jamais sobrecarregue suas costas, curvando-se ao pegar algum objeto pesado no chão. É preciso flexionar os joelhos para dividir o peso do corpo e da carga com as pernas. E jamais tente levantar algum peso que está acima de sua capacidade. Procure ajuda – explica Haim Maleh, fisiatra e reumatologista do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo e professor de reumatologia da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Alongamento é importante e ajuda a relaxar

Segundo ele, é preciso ter cuidado quando se passa horas diante de um computador:

– Muitos trabalhadores que passam horas em frente ao computador se queixam de dores na coluna lombar e cervical. É preciso manter a cadeira próxima à mesa de trabalho. As costas devem estar retas e totalmente apoiadas no encosto. Uma boa dica é observar a altura da cadeira, para que a mesa fique numa determinada altura que possibilite que seu cotovelo forme um ângulo próximo a 90 graus e os ombros fiquem relaxados. Os pés devem ficar apoiados sobre o chão ou em um apoio apropriado. As pernas também devem formar um ângulo de 90 graus. De tempos em tempos, é bom interromper o trabalho para levantar e esticar o corpo. Alguns exercícios de alongamento são importantes e lhe ajudarão a relaxar – finaliza o médico do CREB.


Quer receber novidades?


COVID-FREE
O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤