A artrose traz degeneração progressiva das articulações. E isso significa dor e limitação dos movimentos na maior parte dos casos. Muitos pacientes com artrose têm dificuldades de executar simples tarefas cotidianas, como escovar os dentes ou vestir uma blusa. A doença pode trazer dor, crepitação, inchaço e redução dos movimento, interferindo, em muito, na qualidade de vida.
“Os principais fatores determinantes da artrose são a idade, a sobrecarga mecânica das articulações, traumas ou cirurgias, e acomete 100% das pessoas aos 80 anos, por exemplo. É preciso dizer, no entanto, que os tratamentos estão cada vez mais avançados, com ótimos resultados, eliminando dores e devolvendo aos pacientes a qualidade de vida perdida”, afirma o ortopedista Marcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.
Melhora a dor e a mobilidade articular do paciente
Segundo o ortopedista, uma das novidades é o uso da viscossuplementação. Trata-se de injeções que repõem fluídos nas articulações com desgaste, como se colocasse um lubrificante entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações, diminuindo o impacto e aliviando a dor. “A viscossuplementação ajuda muito no tratamento, evitando a cirurgia em casos mais extremos e ajudando na reabilitação física. Melhora muito a dor e a mobilidade articular do paciente. Os resultados que temos tido aqui no CREB são excelentes”, garante ele. Segundo o Dr. Márcio, a viscossuplementação utiliza produtos compostos basicamente por ácido hialurônico, um dos principais componentes do líquido sinovial do joelho normal, amortecendo os impactos e lubrificando a articulação.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: