A cifose é um desvio postural da coluna vertebral, também popularmente conhecido com “corcunda”. Segundo o ortopedista Márcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo – a doença pode se desenvolver tanto em homens quanto em mulheres, sendo que a má postura é a causa mais comum da cifose ao nível da coluna torácica, devido ao enfraquecimento de longo prazo dos músculos extensores torácicos.
“Estão expostos a esse risco pessoas que passam longo períodos sentados, com uma postura inadequada, principalmente no ambiente de trabalho. Mas existem outras causas possíveis. Na osteoporose, uma fratura vertebral pode causar alteração na curvatura da coluna, resultando na cifose. Já em doenças congênitas, são muito menos frequentes, resultantes de uma formação inadequada da coluna durante a gestação”, explica o Dr. Márcio.
O médico do CREB diz que a prevenção é possível. “Inicialmente, é realmente fundamental uma avaliação postural com um médico especialista, para diagnóstico correto do desvio postural. Dentre as recomendações, pode-se realizar exercícios de fortalecimento da musculatura da coluna vertebral, sendo o RPG uma técnica para reabilitação postural permitindo o fortalecimento e alongamento da coluna vertebral, minimizando os sintomas álgicos”, relata ele, pontuando que o CREB dispõe de RPG. O Dr. Márcio destaca que na clínica é possível realizar o diagnóstico do desvio postural para indicação do tratamento adequado.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: