A entesite é uma inflamação da êntese, podendo ocorrer em doenças autoimunes, tais como a psoríase,artrite psoriásica, e doenças inflamatórias intestinais (Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa). “Os músculos do nosso corpo se fixam nos ossos por meio dos tendões, e a parte final desse tendão, que se fixa no osso, se chama êntese”, explica a reumatologista Liseth Acochiri Gutierrez, do CREB – Centro de Reumatologia e ortopedia Botafogo.
Segundo a reumatologista, “nessas doenças autoimunes ocorre uma entesite principalmente dos membros inferiores, mais predominante no tendão de aquiles e fáscia plantar, resultando em dor em pés e tornozelos, ao esforço”. Ela pontua que geralmente não ocorre inchaço nas articulações e muitas vezes é difícil diferenciar de uma simples tendinite, causa por esforço físico.
Avaliação com reumatologista
“Pacientes com psoríase ou doença inflamatória intestinal que apresentam quadros recorrentes de inflamação dos tendões dos membros inferiores devem procurar uma avaliação com reumatologista, pois pode se tratar de uma entesite e nesse caso uma investigação e tratamento específicos devem ser realizados”, alerta a médica do CREB. Um dos exames diagnósticos que auxiliam na investigação, de acordo com a dra. Liseth, é a ultrassonografia com doppler, pois permite a visualização da êntese inflamada.
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: