(21) 3182 8282 Whatsapp Agende online
CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Dor na coluna: ortopedista do CREB fala sobre vícios de postura ao sentar

Uma das grandes vilãs das dores de coluna, acredite, é a posição sentada. Isso mesmo: sentar pode ser prejudicial à saúde de sua coluna. Obviamente que não estamos falando simplesmente da posição sentada, mas sim da postura errada ao sentar. Poucos são aqueles que ficam atentos à sua postura, principalmente quando relaxam e se sentam, para descansar, almoçar ou simplesmente ver televisão. Os móveis nada ergométricos ajudam a piorar a situação. A melhor defesa é a consciência.

As alterações dos ângulos do quadril e da coluna são grandes causadoras de dores e lesões

“As alterações dos ângulos do quadril e da coluna são uma das principais causadoras de dores e lesões na coluna vertebral. É preciso buscar um equilíbrio, uma boa postura. Nosso corpo não deve estar nem para frente, nem para os lados e nem par trás. Estar bem posicionado significa que os músculos não precisam trabalhar demasiadamente, economizando energia. Isso chama-se equilíbrio pélvico”, explica o ortopedista Márcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo ele, o posicionamento do quadril tem uma influência significativa em toda a postura da coluna vertebral. “Quanto melhor a postura, menos o esforço e menor a tensão. E, assim, menor será a compressão nos discos e menor será o gasto energético. É fundamental que a gente mantenha nossa coluna alinhada ao longo do dia, principalmente para aqueles que têm o tronco projetado para a frente. Uma foto de perfil é o suficiente para vermos se nosso tronco está projetado para frente. Essa consciência é muito importante”, afirma o Dr. Márcio.

O médico do CREB pontua que ao sentarmos, intuitivamente relaxa e acaba adquirindo vícios de postura que serão certamente prejudiciais. “Tem pessoas que trabalham o dia inteiro sentados, como programadores de computador ou cobradores de ônibus, por exemplo. Uma má postura ao longo de um dia inteiro de trabalho é o suficiente para que as dores comecem a aparece rapidamente”, avisa. Segundo o ortopedista, uma avaliação é fundamental e um médico deve ser consultado ao menor sinal de dor. “A boa notícia é que temos tratamento para essas dores, que contam com protocolos que incluem, por exemplo, RPG e pilates terapêutico. Ter consciência de nossa postura é fundamental para saúde de nossa coluna”, finaliza ele.

Quer receber novidades?


O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤