CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDENovidades

Estenose tem tratamento, que deve ser individualizado

Dor, dormência, formigamento, sensação de queimação ou mesmo de desconforto e fraqueza são os principais sintomas da estenose ou estreitamento foraminal (espaço onde saem as raízes nervosas da coluna para o resto do corpo). Isso acontece quando tal espaço é reduzido, normalmente por alterações degenerativas na anatomia da coluna vertebral, como por exemplo os osteofitos, também conhecidos como bico de papagaio, que causam compressão das raízes nervosas.

Os sintomas varia de acordo com a região afetada da coluna

“Uma estenose cervical pode causar sintomas no pescoço, na mão, nos ombros e nos braços. Já a estenose da coluna lombar pode causar sintomas na lombar (parte inferior da coluna), nas pernas e pés, nos quadris ou nos glúteos. A natureza dos sintomas varia de acordo com a região afetada da coluna”, explica o ortopedista Marcio Taubman, do CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo.

Segundo ele, o tratamento é medicamentoso e no CREB utiliza-se protocolos, com muito sucesso, que incluem hidroterapia, em suas duas piscinas apropriadas para essa prática, RPG, para alongamento da musculatura, e pilates terapêutico, para fortalecimento da musculatura. “Podemos incluir, ainda, eletroterapia e acupuntura. Ms cada caso é um caso, e o tratamento é individualizado”, afirma ele.

Quer receber novidades?

O CREB se dedica diariamente a atender seus clientes com toda a atenção e carinho, venha e comprove ❤