Sabe aquela dor no joelho que incomoda, lateja e limita a sua corrida? Ela pode ser um sintoma de diversos problemas no joelho. Uma delas, a Síndrome do Trato Iliotibial, popularmente chamada de Joelho de Corredor, é muito comum em pessoas que estão iniciando seus treinamentos de corrida, mas também em corredores mais experientes.
“Consiste na inflamação da estrutura tendinosa na parte lateral do joelho, chamado trato iliotibial. Apesar da dor poder ser localizada, normalmente ela atinge desde o quadril até a perna, dificultando o seu diagnóstico. A sua característica é uma dor que aumenta com a progressão da corrida, e que em geral se repete na mesma quilometragem (por exemplo, ao chegar a 2 km de corrida) e muitas vezes só melhora com o interrompimento da atividade física.” – explica o ortopedista Rodrigo Kaz
Caso o indivíduo insista com a corrida, a patologia pode se tornar crônica dificultando a sua resolução. Portanto, procure um especialista para que o diagnóstico exato da lesão possa ser feito.
Os tratamentos com fisioterapia e correção da biomecânica da pisada e corrida têm ótimos resultados, e quanto mais cedo você tiver o seu diagnóstico e iniciar o seu tratamento, menos tempo você ficará sem correr.
Lembre-se que é possível prevenir-se de lesões e manter seu corpo pronto para correr, com atividades que preparem seus músculos e articulações a suportar maiores impactos.
Ao identificar algum sintoma como estes, converse com seu médico.
PRINCIPAIS CAUSAS
ü Treinos excessivos ou muito intensos.
ü Aumento rápido no treinamento.
ü Rigidez muscular ou falta de flexibilidade.
É importante ter atenção com as principais causas de problemas no joelho. Consulte o seu médico antes de iniciar práticas esportivas.
PREVINA-SE
ü Fortaleça e alongue a musculatura.
ü Procure um especialista para analisar a sua pisada (pronada, neutra ou supinada) orientando a compra do calçado adequado.
ü Aqueça o corpo antes da prática de exercícios físicos.
ü Mantenha a postura correta e o alinhamento do joelho, no ciclismo e corrida.
ü Descanse os músculos do corpo pelo menos uma vez na semana.
ü Consulte um médico para avaliação da força muscular (desequilíbrio musculares podem causar lesões).
Atendimento médico especializado no Rio de Janeiro: