CONTEÚDO CREB SOBRE SAÚDE

Acupuntura: combate a dor e melhora na qualidade de vida

 

Utilizada pela medicina chinesa há mais de três mil anos e reconhecida no Brasil como especialidade médica desde os anos 80, a acupuntura tem sido oferecida com muito sucesso no CREB – Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo - no combate a dor e consequente melhora na qualidade de vida dos pacientes. A clínica a utiliza em vários protocolos de tratamento, das mais diversas doenças musculoesqueléticas.

“A acupuntura promove uma neuromodulação de tudo que envolve o sistema nervoso central e periférico do paciente. Além de provocar o alívio da dor, atua sobre a hipertensão arterial, transtornos do sono, síndromes de equilíbrio, asma, alergias, refluxos gástricos, disfunção erétil, incontinência urinária e muitas outras patologias”, explica Tatiana Matos, fisioterapeuta do CREB.

Técnica complexa, que deve ser aplicada por especialistas

No CREB, esta técnica milenar é utilizada em diversos tratamentos, como para a fibromialgia, a artrose, a lombalgia e outros. “A acupuntura se utiliza de agulhas da espessura de um fio de cabelo, que são aplicadas sobre pontos pré-determinados, de acordo com o tratamento estabelecido. Embora seja reconhecida como especialidade médica aqui no Brasil, sua aplicação não se limita a médicos”, diz a fisioterapeuta.

Segundo ela, a técnica é complexa e só pode ser aplicada por alguém habilitado para tal. “O paciente precisa ter cuidado com o profissional escolhido. No CREB, apenas especialistas em acupuntura promovem este serviço. São profissionais da saúde que trabalham exclusivamente com acupuntura”, destaca Tatiana, pontuando que na clínica a técnica chinesa é realizada em ambiente propício, com todo conforto, individualidade e tranquilidade para o paciente.

Recomendada pelo médico

A fisioterapeuta destaca que a prática da acupuntura é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1979. O primeiro passo, relata ela, é a avaliação clínica do paciente. “No CREB, é o médico assistente quem inclui a acupuntura no tratamento do paciente. Ele chega ao acupunturista com uma demanda bem definida, e isso faz toda a diferença. A acupuntura deve ser utilizada como um tratamento complementar, na busca pela melhora da qualidade de vida do paciente, diminuindo a ansiedade e trazendo mais qualidade ao sono e a resistência, além do combate a dor”, finaliza ela.